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“O uso de recursos audiovisuais na sala de aula - um estudo sobre o impacto do Festival Takorama nas escolas”

15 de julho de 2021

 

Esta pesquisa buscou  analisar o uso de recursos audiovisuais em sala de aula através do impacto do Festival Takorama nas escolas de Pernambuco, exibido entre os dias 01 de março ao dia 30 de abril de 2021 com apoio da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

METODOLOGIA APLICADA 

Ao todo, 102 educadores responderam a perguntas do questionário individual, o qual se encontrava disponível no próprio site do festival. Além disso foram realizados 02 (dois) grupos focais compostos por 05 (cinco) professores cada um. Nos grupos havia tanto educadores do ensino médio quanto do fundamental, da rede pública e privada de Pernambuco.  

Além das pesquisas citadas acima, ainda foi medido o NPS do festival (Net Promoter Score - uma metodologia que utiliza ferramentas de pesquisa e classificação para analisar o nível de satisfação dos usuários).

Os principais pontos de destaque da Pesquisa, foram;

 A dinâmica proposta pelo Festival Takorama aumentou o engajamento dos  

alunos durante às aulas;  

 A linguagem do audiovisual como meio para promover maior interação e  

interesse dos alunos nas aulas;  

 A temática da solidariedade abordada pelo festival encantou educadores, pais  

e alunos;  

 A curadoria dos filmes, sobretudo sua diversidade estética, foi muito elogiada;  

 O estreitamento entre a escola e a família;  

 A otimização do tempo do professor proporcionada pela metodologia proposta  pelo festival.

Para acessar ao relatório completo da pesquisa, acesse: https://drive.google.com/file/d/19Y8sZo-0-eBFJa6s4rVDG8J-CvXFK4gY/view?usp=sharing

 

 

 

 

 

 

 

Por Gabriela Alencar

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